quarta-feira, 8 de julho de 2009

Proclamar o senhorio de Jesus

XXVIII Congresso Nacional da RCC

Dom Alberto Taveira

Queridos irmãos e irmãs é muito bom ver todos vocês aqui presentes e é de gente como vocês que Deus vai tirar as lideranças para a Renovação Carismática. Alguém me perguntou o que eu esperava deste congresso e eu posso dizer que não esperava nada para vocês, mas espero algo para todos nós, nós todos estamos aqui para experimentarmos o seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo e estamos aqui dispostos a viver de novo e de uma forma mais intensa este seguimento.

Só se sente bem em um congresso quem sai da sua casa buscando a Deus e quem sai daqui levando a graça que Deus dá. Neste congresso nós precisamos viver a escuta da Palavra, proclamada em todos os momentos. E eu pergunto, como se realiza um congresso da Renovação Carismática Católica? Com oração! Estes dias tem que ser como um grande, um grupão de oração ao Senhor, onde viveremos o exercícios dos carismas, no exercício do pedido do Espírito Santo.

Deus é sempre novo e se sentirá bem neste congresso quem estiver aberto para a ação do Espírito Santo de Deus e neste congresso precisamos viver o exercício dos carismas. O que você traz? Quem você é? Hoje na primeira leitura ouvimos a história de um homem que olhando de fora parece ser muito complicado, mas a coisa mais linda de se ver é de como Deus através das vicissitudes humanas, através dos erros, Ele conduz a história, assim como foi com Jacó.

E você, o que traz? Sua história, suas reclamações, suas implicâncias, mas também traz coisas boas e quem é você? Um homem ou uma mulher com qualidades e defeitos, aquele que também é chamado a ser Israel, Deus quer alguma coisa de você, Deus quer este face a face com você, Deus não quer que brinquemos de religião e não quer que fiquemos na superfície e quando você vive bem a religião você percebe que Deus vai ocupando espaço em sua vida, pois vai acontecendo o seu senhorio. Que cada um de nós faça a experiência do seguimento daquele que é o Senhor.

O Espírito Santo nos faz proclamar que Jesus é o Senhor, a sua vida é para ser ocupada pelo senhorio de Jesus Cristo, aquele diante do qual todo joelho se dobra. O que é necessário ainda fazer para que as terras de seu coração sejam ocupadas pelo senhorio de Jesus? Digo que só N'Ele é que encontraremos a felicidade plena e é necessário que você se renda a Deus. Existem campos em nossos corações que queremos reservar, se existir isto no meio de nós é necessário que deixemos de lado estas reservas, as vezes temos uns pecados de estimação e não percebemos o quanto isso nós impede de caminhar para Deus. Muitas vezes deixamos que Deus tome conta da nossa oração, mas não deixamos que Ele tome conta do nosso coração, e por isso, muitas vezes trazemos a idolatria ao dinheiro ou a prisão por alguns afetos e isso não deixa que nos abandonemos inteiramente a Deus.
"A Renovação Carismática quer proclamar o senhorio de Jesus Cristo" Dom Alberto
Foto: Regiane Calixto

Às vezes nos falta vigor no nosso ministério e, não porque Deus queira, mas, porque ainda nos falta a oblação da sua liberdade. A Renovação Carismática Católica quer proclamar o senhorio de Jesus Cristo e quero provocar vocês para que sejam todos operários da messe do Senhor. A Igreja vem dizendo isso de outra forma, chamando-nos a sermos discípulos missionários, que dão o sangue, que lutam pela obra do Senhor. Você veio neste congresso para que o Senhor lhe dê um novo ardor, um novo impulso e não diga que você é pequeno, faça a experiência da oblação, da entrega da sua vontade, não deixe para o final do congresso.

Você veio aqui por causa de Jesus Cristo, não por causa de cada um de nós, é por causa D'Ele para que Ele seja o Senhor da tua vida. Renove suas intenções para este congresso, não deixe este tempo passar, Santo Ambrósio dizia, “temo o Deus que passa e não volta”, então não perca tempo.

Que o Senhor conceda a todos a graça do vigor no anúncio do seu Evangelho!

Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?cod=2312&pre=6105&tit=Proclamar%20o%20senhorio%20de%20Jesus

Nenhum comentário: