quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Músicas que marcam!

Estas músicas marcaram nossos Retiros de Carnaval! Clique e baixe para o seu computador.


3 comentários:

Anônimo disse...

Música Protestante e Música Católica

“Que fique claro: Não somos contra a música evangélica, muito pelo contrário. Apreciamos o talento dos músicos protestantes. A música evangélica possui uma qualidade e musicalidade profissionais em alguns casos muito superiores às músicas comerciais mundanas.

Como músicos católicos temos que melhorar demais a qualidade de som e dos arranjos de voz e instrumental, com exceção, é claro, de alguns que vêm caminhando nos últimos anos com grande ardor e dedicação, como Walmir Alencar, Adriana, Eugênio Jorge, Celina Borges, Amigos do Pai, Anjos de Resgate e outros. Temos músicas lindas, com excelente qualidade e espiritualidade abençoada. Muitas são inspiradas pelos anjos e transformam vidas. Feitas em momentos de adoração e muita oração. Creio que os católicos precisam conhecer melhor suas próprias músicas e valorizar mais os artistas de sua Igreja.
Já vi muitos católicos que em shows evangélicos não têm pudor em pagar R$ 40,00 na entrada e acham caro pagar R$ 10,00 para ver um show católico. É por isso que eles têm equipamentos de primeiro mundo, iluminação de palco com superprodução de efeitos especiais. Afinal arrecadam muito dinheiro para investir. Eles contratam músicos profissionais para acompanhá-los nos shows e isso é um fato.

Fazem escolas, entram em conservatórios de músicas, investem muito dinheiro em estudo e aperfeiçoamento. Vivem da música, sustentam suas famílias assim. Os pastores não poupam despesas para investir e tornar seus músicos verdadeiras estrelas. Há até entrega de prêmios para os melhores do ano semelhante ao GRAMMY Awards, o mais requintado e prestigioso prêmio da indústria musical internacional. E eles capricham, não poupam despesas é coisa de primeiríssima qualidade. Só não sei onde está o Espírito Santo nessas coisas. Mas...

Um músico católico começa quase sempre com um violãozinho que ganhou de aniversário, aprendendo sozinho olhando as revistinhas de cifras. Vão tocando aos trancos e barrancos nas Paróquias quando não há ninguém para fazer isso. Aprendem na marra!

Alguns nunca conseguem fazer sequer um cursinho de violão. Aos poucos vão melhorando, mas isso demora anos. Ficam anos na Paróquia, mas raríssimos são os casos em que a Igreja tem condições de lhe pagar um curso ou ajudá-lo a comprar cordas novas para o violão.

Infelizmente a maioria dos Padres não dão apoio algum. Acham que é obrigação do músico estar lá e saber tocar. E se não estiver não faz diferença. É lamentável e alguns músicos acabam desistindo. São poucos que conseguem realmente gravar suas músicas. Enquanto entre os evangélicos um compositor recebe investimentos dos pastores para gravar e melhorar suas composições, entre os católicos quando um músico de paróquia tenta fazer alguma coisa para gravar suas músicas é logo taxado de vaidoso. Quer se amostrar... Quer aparecer...
Parabéns aos evangélicos, não acho que eles estejam errados neste ponto. Mesmo porque, a música é a principal arma contra o desânimo e esfriamento da fé. Pena que os Padres não sabem, ou fingem não saber disso.
É por isso que amigos nossos, que tocaram conosco desistiram e hoje são músicos evangélicos.

Enquanto os católicos não valorizarem os seus próprios talentos a música católica não irá melhorar. Apesar da persistência de alguns que são, diga-se de passagem, excelentes no que fazem; a qualidade de som, instrumentos e equipamentos custam muito caro.

Hoje a música evangélica sobrevive do aparato eletrônico e dos altos investimentos, muitos são talentosos e possuem grande espiritualidade, mas os objetivos de alguns são claramente diversos da verdadeira evangelização. Clique aqui e dê uma olhada no testemunho de um pastor sobre a Igreja Universal do Reino de Deus. Este mesmo Pastor gravou CD's e muitos outros amigos dele conhecidos também gravaram. Ele fala, além de muitas outras coisas, dos objetivos que pretendiam alcançar com as composições.
A música católica vive da espiritualidade, do talento, da paciência e da persistência dos seus músicos. Não há reuniões para discutir quais objetivos se quer alcançar com a composição de determinada música. Nós compomos, muitas vezes, diante do Santíssimo, em momentos de oração do terço e de muita solidão com Deus. São músicas simples... sem roupagens tecnológicas, sem investimentos financeiros, sem pretensões de premiações por cópias vendidas.
Olha o que diz Dom Estêvão Bettencourt:
"Não é conveniente adotar cânticos protestantes em celebrações católicas pelas razões seguintes:
1) Lex orandi lex credendi (Nós oramos de acordo com aquilo que cremos). Isto quer dizer: existe grande afinidade entre as fórmulas de fé e as fórmulas de oração; a fé se exprime na oração, já diziam os escritores cristãos dos primeiros séculos. No século IV, por ocasião da controvérsia ariana (que debatia a Divindade do Filho), os hereges queriam incutir o arianismo através de hinos religiosos, ao que Santo Ambrósio opôs os hinos ambrosianos.
Mais ainda: nos séculos XVII-XIX o Galicanismo propugnava a existência de Igrejas nacionais subordinadas não ao Papa, mas ao monarca. Em consequência foi criado o calendário galicano, no qual estava inserida a festa de São Napoleão, que podia ser entendido como um mártir da Igreja antiga ou como sendo o Imperador Napoleão.
Pois bem, os protestantes têm seus cantos religiosos através de cuja letra se exprime a fé protestante. O católico que utiliza esses cânticos, não pode deixar de assimilar aos poucos a mentalidade protestante; esta é, em certos casos, mais subjetiva e sentimental do que a católica.
2) Os cantos protestantes ignoram verdades centrais do Cristianismo: a Eucaristia, a Comunhão dos Santos, a Igreja Mãe e Mestra... Esses temas não podem faltar numa autêntica espiritualidade cristã.
3) Deve-se estimular a produção de cânticos católicos com base na doutrina da fé."

Autor: Estêvão Bettencourt, O.S.B.

Irmãos, a celebração da missa é o ponto mais alto de nossa religião. É o cerne, a razão da nossa fé, pois celebra o Cristo ressuscitado e este se faz presente verdadeiramente no pão e no vinho.

As músicas que são cantadas para esta liturgia devem possuir em sua essência a intenção e a fé no Cristo Eucarístico. É um contra-senso colocar músicas que foram compostas por pessoas cuja espiritualidade abomina a Santa Eucaristia. Não faz sentido essa prática já que há tantas músicas católicas compostas para esse fim.

Devemos lembrar que não é só uma questão de gosto, as músicas possuem uma espiritualidade especial que influenciam os nossos corações e pensamentos, mesmo que não percebamos o mundo espiritual existe e deve ser levado a sério.”

Marlos Afonso
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvirem." (1Tm 4,16)
Como disse o Santo Apóstolo, nós devemos perseverar na Verdade ensinada por Cristo há 2000 anos e também ensiná-la para que outros alcancem a Graça de Deus. Infelizmente vivemos num tempo em que muitos que se dizem cristãos ensinam a sua própria doutrina e não aquela que sempre foi ensinada por Cristo e por seus santos apóstolos.
Também sabemos que apesar das evidências que aqui estão apresentadas, muitos preferirão permanecer no erro, como também disse o Santo Apóstolo: "Por que virá o tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." (2Tm 4,3-4).

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

concordo!!!!!!!!!!!!!!